O ano era 1926. Na Inglaterra, nascia Elizabeth Alexandra Mary, conhecida atualmente como Rainha Elizabeth, uma das mais famosas monarcas do mundo, e com o mais longo reinado na história do Reino Unido. Nos Estados Unidos, nascia uma nova era na publicidade, com a transmissão do primeiro anúncio no rádio, feito pela Relógios Bulova. No Brasil, nascia um novo momento na democracia, com a eleição do 13º presidente do Brasil, Washington Luís. E no Japão, nascia um sonho.
A história da relojoaria Emponto começa, essencialmente, com Sakuro Hase. Natural da província de Oita, conhecida principalmente por suas águas termais, Hase era um comerciante de moderado sucesso em sua região. Em 1925, o país passava por um momento conturbado na política, com o início do fim do Período Taishō, e diversas normas comerciais foram alteradas. Uma delas teria o poder de afetar negativamente a competitividade comercial de Hase, o que o deixou preocupado e em busca de alternativas.
Na época, a imigração japonesa para o Brasil já acontecia a todo vapor: o primeiro grande grupo de imigrantes chegou em 1908 a bordo do navio Kasato Maru, e quase 20 anos depois, ainda era uma alternativa muito popular para quem buscava novas oportunidades de prosperidade. “Naquele período, no Japão se falava que o Brasil era uma terra de oportunidades, onde dava ‘dinheiro em árvore’”, conta Mário “Marinho” Nakaya, bisneto de Hase e um dos atuais donos da Emponto.
A determinação e a vontade de prosperar levaram Sakuro Hase a subir a bordo do Santos Maru (“maru” (丸) é um sufixo usado na língua japonesa em nomes de navios), que partiu do porto de Kobe em 25 de novembro de 1926, acompanhado de sua esposa Hana, que estava grávida; seus dois filhos, Taiti e Shinji; e seu irmão, Sadao.
A viagem foi inesperadamente árdua: além das dificuldades comuns nas viagens longas de navio da época, que já não eram poucas, Shinji contraiu poliomielite e antes mesmo de saírem da Ásia já não conseguia mais ficar de pé. Já próximo ao final da jornada, Hana também adoeceu e acabou perdendo o bebê, e apenas poucos dias antes do desembarque no porto de Santos, seu estado se agravou. Ao chegar, saiu do navio diretamente para uma ambulância e foi encaminhada para a Santa Casa de Santos, mas acabou por não resistir e faleceu na madrugada de 17 de janeiro de 1927.
Mesmo com as perdas que devastaram sua família antes mesmo da chegada ao Brasil, Hase não se deixou abalar, e seguiu para a Fazenda Barbosa, em Cambará, no Paraná, para começar sua jornada de trabalho. Na época, um contrato de no mínimo um ano de trabalho era uma das condições para a imigração, e após o cumprimento deste contrato, Hase foi em busca de um novo trabalho.
Logo iniciou um novo negócio, produzindo e vendendo macarrão, e aos poucos foi agregando ainda mais produtos à sua seleção. Como mascate, percorreu as mais diversas cidades do interior da região Sul e Sudeste do Brasil vendendo produtos dos mais diversos segmentos.
Ao cansar de tantas viagens, estabeleceu-se no centro de São Paulo, com uma loja também diversificada. Após alguns anos, decidiu investir no ramo da relojoaria, e iniciou uma parceria com a indústria de relógios INREBRA, especializada em relógios de parede com mecanismo transistor, na época uma grande novidade tecnológica, que logo entrou em sociedade com a Seiko, adotando o nome de BRASEIKO.
Em 1961, uma de suas maiores oportunidades no mundo da relojoaria surgiu: representar os relógios Seiko no Brasil, abrindo as portas da marca para um novo mercado. Sua dúvida inicial em aceitar o desafio também trouxe à tona uma boa lembrança: quando tinha cerca de 25 anos, Hase já trabalhava no comércio em Osaka, e foi escolhido pela associação local como “modelo de comerciante”. Um dos prêmios foi um relógio de bolso Seiko, que durou por muitos anos em sua companhia.
A memória de seu início no mundo do comércio solidificou sua decisão, e Hase passou a representar a marca no Brasil. No início, encontrou uma certa relutância dos consumidores, que duvidavam da qualidade e da assistência dos relógios japoneses em relação aos relógios suíços — mas o carisma e o talento para vendas de Hase acabaram por ganhar a confiança de seus clientes e em pouco tempo ele bateu sua primeira meta de vendas.
Não demorou para que os relógios Seiko chegassem a grandes centros de compras da época, como a loja Mappin, considerada uma das maiores de São Paulo, principalmente para itens de luxo. Em 1964, a Seiko foi uma das patrocinadoras das Olimpíadas de Tóquio, solidificando a qualidade da marca e aumentando sua popularidade mundial.
Em 1967, começou um novo capítulo na história da família Hase: Marina, filha de Taiti e neta de Sakuro, se casou com Mário Nakaya, um comerciante que vendia o molho de soja produzido por sua família para mercados e quitandas da colônia japonesa em São Paulo. Com o passar dos anos, Mário viu no comércio do sogro uma boa oportunidade de negócios e em 1969, aproveitou os contatos que tinha como comerciante para ajudar nas vendas dos relógios de Sakuro.
No ano seguinte, Mário fundou a Maxclock, que distribuía relógios para todo o Brasil. Já na década de 1980, os grandes shoppings centers começaram a surgir e se consolidar como um novo modelo de comércio, e em abril de 1984, a primeira loja da família em um shopping é inaugurada: a Casio Center, uma das primeiras lojas focadas nos relógios Casio no Brasil, abriu juntamente com o Shopping Center Norte, e quase 40 anos depois, é uma das poucas lojas da época que resistiram ao tempo — afinal, são tantos relógios…
Com o passar dos anos, o negócio se expandiu, o filho Mário “Marinho” Nakaya também se tornou uma parte importante da operação, outras unidades foram abertas em diferentes shoppings, e em 2019 foi inaugurada a Emponto relojoaria como a conhecemos hoje, com sua loja física no Shopping Metrô Tatuapé, e logo depois, sugiu a Emponto em sua versão digital.
Após quase 100 anos de história, com muitos altos e baixos, algo se manteve constante por todo esse tempo: a determinação que levou Sakuro Hase a embarcar no Santos Maru naquela manhã fria de novembro. Sua vontade de prosperar, seu espírito empreendedor e sua preocupação, cuidado e respeito com todas as pessoas ao seu redor foi, e continua a ser, uma inspiração para toda a família, e são diretrizes que guiam todos os aspectos do negócio.
Hoje, a Emponto leva relógios originais e da mais alta qualidade para todos os cantos do Brasil. Aqui, você encontra os mais diversos modelos das maiores marcas do mundo e compra com total segurança, ótimas condições de pagamento e entrega rápida e garantida.
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